01. (UERJ 2014) Considere o cruzamento de um bode sem chifres com três cabras. Em cada cruzamento, foi gerado apenas um filhote. Observe os dados na tabela:
Cabra | Presença de chifres na cabra | Presença de chifre no filhote
1 sim não
2 sim sim
3 não sim
Admita que a ausência de chifres em caprinos seja uma característica monogênica dominante.
Utilizando as letras A e a para representar os genes envolvidos, determine os genótipos do bode e das três cabras.
02. (Fuvest 2014) A fenilcetonúria é uma doença que tem herança autossômica recessiva. Considere a prole de um casal de heterozigóticos quanto à mutação que causa a doença.
a) Qual é a probabilidade de o genótipo da primeira criança ser igual ao de seus genitores?
b) Qual é a probabilidade de as duas primeiras crianças apresentarem fenilcetonúria?
c) Se as duas primeiras crianças forem meninos que têm a doença, qual é a probabilidade de uma terceira criança ser uma menina saudável?
d) Se a primeira criança for clinicamente normal, qual é a probabilidade de ela não possuir a mutação que causa a fenilcetonúria?
03. (UFG 2012) A anemia falciforme é uma doença genética autossômica recessiva, caracterizada pela presença de hemácias em forma de foice e deficiência no transporte de gases. O alelo responsável por essa condição é o HbS, que codifica a forma S da globina . Sabe-se que os indivíduos heterozigotos para a HbS não têm os sintomas da anemia falciforme e apresentam uma chance 76% maior de sobreviver à malária do que os indivíduos homozigotos para o alelo normal da globina (alelo HbA). Algumas regiões da África apresentam alta prevalência de malária e acredita-se que essa condição tenha influenciado a frequência do alelo HbS nessas áreas.
a) O que ocorre com a frequência do alelo HbS nas áreas com alta incidência de malária? Por quê?
b) O heredograma abaixo se refere a uma família com um caso de anemia falciforme. Qual é a probabilidade de o casal em questão ter outro(a) filho(a) com anemia falciforme? Explique.
04. (UFMG 2012) A classe dos felinos – em que se incluem o gato doméstico, a jaguatirica, a onça e o leão – abriga espécies de diversos tamanhos e hábitos. O gato doméstico é usado como modelo em pesquisas que ajudam no estudo da biologia de felinos selvagens.
Com base nas informações contidas nesses heredogramas e em outros conhecimentos sobre o assunto, formule uma hipótese para explicar por que o criador do gatil II obteve maior proporção de filhotes de pelos longos.
b) A caça de animais para o comércio de peles ajudou a colocar a jaguatirica (Leopardus pardalis) na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Cite um fator, além da caça, que contribui para a extinção dessa espécie. Justifique sua resposta.
05. (UFPR 2012) No heredograma abaixo, os indivíduos afetados por uma anomalia genética apresentam-se pintados de preto.
a) Proponha uma hipótese para explicar geneticamente essa anomalia, abordando o número de genes envolvidos e o tipo de interação alélica e de herança cromossômica (sexual ou autossômica).
indivíduo afetado | genótipo | pais | genótipo
II:1 I:1
II:3 I:2
II:5 I:3
III:2 I:4
III:3 II:8
6. (UEM 2012) João e Roberta se casaram. Ambos são normais e têm casos de albinismo na família. Como planejam ter filhos, resolveram procurar um geneticista para tirarem suas dúvidas. João informou que sua mãe era homozigota dominante e seu pai era normal, porém seu avô paterno era albino. Roberta informou que seus pais eram normais, porém tem uma irmã albina.
Considerando essas informações e que o albinismo tipo 1, na espécie humana, é condicionado por um alelo recessivo, assinale o que for correto.
02) A probabilidade de João ser portador do alelo para o albinismo é de 50%.
04) A probabilidade de o avô e de a avó paternos de Roberta serem homozigotos dominantes é de 25%.
08) Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser albino será de 1/4.
16) Se o casal tiver um filho albino, a probabilidade de o segundo filho ser homozigoto é a mesma de ele ser heterozigoto.
7. (UDESC 2012) Relacione os conceitos dos verbetes, utilizados na genética, da primeira coluna com o significado da segunda coluna.
1. Genótipo ( ) Expressa-se mesmo em heterozigose.
2. Fenótipo ( ) Pareiam-se durante a meiose.
3. Alelo dominante ( ) Conjunto de características morfológicas ou funcionais do individuo
4. Alelo recessivo ( ) Local ocupado pelos genes nos cromossomos.
5. Cromossomos homólogos ( ) Constituição genética dos indivíduos.
6. Lócus gênico ( ) Expressa-se apenas em homozigose.
8. (UFPR 2012) Em suínos, a sensibilidade ao anestésico halothane é de grande importância econômica, uma vez que os animais sensíveis são altamente propensos a stress, provocando prejuízos por morte súbita e condenação de carcaças. Essa sensibilidade é provocada pela homozigose do gene h, e os animais afetados não podem ser identificados morfologicamente, até que a doença se manifeste, antes de atingirem a maturidade sexual. Um criador cruzou um macho e uma fêmea de
genótipos desconhecidos e obteve um filhote que manifestou a doença. O mesmo casal foi cruzado mais uma vez e teve dois filhotes. Temeroso de perder também estes animais, o criador quer saber qual a probabilidade de ambos os filhotes serem afetados. Assinale a resposta correta.
a) 6,25%.
b) 12,5%.
c) 25%.
d) 50%.
e) 100%.
9. (UEM 2012) Com base nos fundamentos da primeira lei de Mendel e nos conceitos comumente usados em genética, é correto
01) Cruzamentos onde há ausência de dominância, o híbrido apresentará fenótipo diferente dos dois indivíduos puros, sendo em F2 a proporção fenotípica igual à proporção genotípica.
02) Um caráter é considerado congênito se estiver presente no indivíduo desde o nascimento, independente de sua causa ser genética ou ambiental.
04) O cruzamento entre um coelho albino e um coelho cinza, de linhagens puras, irá formar na geração F1 de descendentes cinza e de descendentes albinos.
08) Herança monogênica ocorre em casos em que mais do que um par de alelos de um gene estão envolvidos na herança da característica F.
16) O cruzamento de um indivíduo heterozigoto dominante com outro recessivo, para um caráter, resultará em 75% de indivíduos com genótipo dominante e 25% com genótipo recessivo.
10. (FGV 2013) O heredograma traz informações a respeito da hereditariedade de uma determinada característica fenotípica, indivíduos escuros, condicionada por um par de alelos.
Admitindo que o indivíduo II4 seja homozigoto, a probabilidade de nascimento de uma menina, também homozigota e afetada por tal característica, a partir do casamento entre II3 e II4, é
a) 3/4.
b) 1/2.
c) 1/4.
d) 1/8.
e) zero.
GABARITO
01: Alelos: a (chifres) e A (sem chifres) macho sem chifres:
Aa cabra 1 com chifres: aa
cabra 2 com chifres: aa
cabra 3 sem chifres: Aa
02: Alelos: f (fenilcetonúria) e F (normalidade)
Pais: Ff Ff
Filhos: 1/4 FF 1/2 Ff 1/4 ff
a) P (criança Ff) = 1/2
b) P (criança Ff) = 1/4
P (2 crianças ff) = 1/16
c) P (menina F_) = 3/8
d) P (criança normal e FF) = 1/3
03: a) A frequência do alelo HbS aumenta nas áreas com alta incidência de malária. Nessas regiões os indivíduos heterozigotos (HbA HbS) são resistentes à doença e transmitem o alelo mutante HbS aos seus descendentes.
b) Alelos: HbA (normal) e HbS (anemia falciforme). Pais: HbAHbS x Hba HbS. P (criança HbS HbS): 1⁄4 ou 25%.
04: a) Os cruzamentos realizados no gatil II envolvem animais homozigotos para o caráter dominante de pelo longo. Dessa forma, todos os filhotes apresentarão o fenótipo parental.
Alelos: c – pelo curto; C – pelo longo.
Pais:
Filhos: 100% CC (pelo longo)
b) Um fator que contribui para a redução da população de jaguatiricas é o desmatamento da região em que vivem. O desflorestamento provoca redução do número das presas usuais desse felino.
05: a) O caráter em estudo é autossômico e recessivo, porque aparece em filhos de ambos os sexos de pais normais. O alelo para a normalidade (A) é dominante, enquanto o alelo determinante da anomalia (a) é recessivo.
b) Observe a tabela preenchida:
indivíduo afetado | genótipo | pais | genótipo
II:1 aa I:1 Aa
II:3 aa I:2 Aa
II:5 aa I:3 Aa
III:2 aa I:4 Aa
III:3 aa II:8 Aa
6: 02 + 08 + 16 = 26.
A probabilidade de Roberta ser heterozigota (Aa) e, portanto, ser portadora do alelo recessivo (a) para o albinismo é . A probabilidade de João ser heterozigoto é . Nada se pode afirmar a respeito das probabilidades genotípicas para os avós paternos de Roberta.
7: [D]
A sequência correta de preenchimento da coluna, de cima para baixo, é: 3 – 5 – 2 – 6 – 1 – 4.
8: [A]
Alelos: h (afetado) e H (normalidade).
Pais: Hh x Hh;
Filhos: 1/4 HH; 2/4 Hh; 1/4 hh;
P (2 filhotes hh) = 1/4 x 1/4 = 1/16
9: 01 + 02 = 03.
[04] Incorreto: O cruzamento entre um coelho albino (aa) com um coelho cinza (AA) formará, na F1, apenas coelhos cinza (Aa).
[08] Incorreto: A herança monogênica envolve a determinação do caráter hereditário por um gene com dois alelos.
[16] Incorreto: O cruzamento Aa aa resultará em 50% de indivíduos com genótipo Aa (dominante) e 50% de indivíduos com genótipo aa (recessivo).
10. [C]
Alelos: A (afetado) e a (normal)
Pais: II. 3 Aa e II. 4 AA
Filhos: 1/2 Aa e 1/2 AA
P ( feminino e AA )= 1/2 x 1/2 = 1/4
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAHHHH ACHEI AS RESPOSTAS COMENTADAS FOI MAL AI TIO KKKKK
ResponderExcluir