domingo, 16 de agosto de 2015

Áreas de Vivência e Áreas Operacionais dos canteiros de obra

   Neste momento: http://experimentafazerciencia.blogspot.com.br/2015/06/canteiro-de-obra_10.html , expliquei melhor sobre o canteiros de obra. Hoje, quero trazer uma explicação básica sobre as Áreas de Vivência e Áreas Operacionais e mostrar algumas fotos de uns canteiros que visitei (assim, ilustrarei melhor).   
   A norma brasileira 1367, descreve Área Operacional como: aquelas em que se desenvolvem as atividades de trabalho ligadas diretamente à produção. Nesta área, encontramos: Portaria, Escritório, Almoxarifado, Depósito de diferentes materiais, Central de concreto, Central de argamassa, Central de armação, Central de fôrmas, Central de montagem de instalações e esquadrias, Central de pré-moldagem, etc. 
* Portaria
  - Junto à porta de acesso das pessoas;
  - Local, para manter o estoque de EPI, a ser fornecido pelos visitantes;
  - Onde o vigia controla a obra.

* Escritório
  - Dependência para elementos de administração da obra: técnicos, engenheiros, etc.
  - Local apropriado que se possa ter visão da obra;
  - Onde se realiza as reuniões

* Almoxarifados
   -  Armazenamento dos materiais
   - De fácil acesso, para saída e entrada dos materiais
   - Mantido ORGANIZADO e LIMPO
   - É importante os materiais estarem separados e etiquetados

* Depósito
   - Se diferencia do Almoxarifado, pelo fato de armazenar produtos volumosos. Ex.: Argamassa, Cimento, Canos etc.
  - Mantido ORGANIZADO  e LIMPO

* Central de Concreto/ Central de Argamassa
    -  Local de preparação, mistura e dosagem do concreto / argamassa
    - No caso da central do concreto para trabalhar com a betoneira, é necessário mão de obra qualificada
    - Próximo a Energia elétrica
    - Próximo a água
    - De fácil acesso



   A mesma norma citada anteriormente, define Área de vivência como: Aquelas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene pessoal, descanso, lazer,convivência e ambulatoriais, devendo ficar fisicamente separadas das áreas operacionais. Encontramos: Vestiário, Instalações Sanitárias, Refeitório, Cozinha (se houver preparação de alimento), Área de Lazer, Ambulatório ( se houver mais de 50 trabalhadores na obra), Alojamento e Lavadeira (se os operários dormirem no canteiro). 
* Vestiário
    - Para troca de roupa
    - Armário com trancas
    - Bancos

* Instalações Sanitárias
   - 1 chuveiro e 1 lavatório para cada dez trabalhadores (segundo a norma 1367)
   - Lavatório, Gabinetes sanitários, mictórios, chuveiros
   - Resguardo conveniente
   - Provido de Papel Higiênico
   - Mictório, Vaso sanitário para cada 20 trabalhadores

* Alojamentos
obs.: dos canteiros que visitei, geralmente as construtoras possuíam um alojamento fixo distante dos canteiros, para alojar  todos os funcionários. Os trabalhadores que utilizam o alojamento, em sua maioria, moram distantes da obra, ou até mesmo em outras cidades.
   - Área mínima de 3,00 m² por módulo cama/armário, incluindo a circulação
   - No máximo duas camas na vertical (beliche)
   - Lençol, fronha e travesseiro por cama, em condições adequadas de higiene, e cobertor, quando as condições climáticas o exigirem
   - É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca no Alojamento.
   - 1 bebedouro para cada 25 trabalhadores
   - É obrigatório o transporte gratuito, seguro e adequado, conforme a legislação vigente, caso as áreas de vivência se situem a mais de 1000m do canteiro de obras.
   - Não estar situado em porões ou subsolo

* Refeitório
   - Garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horário das refeições
   - Assentos em número suficiente para atender aos usuários
   - Distante das instalações sanitárias
   - Não estar situado em porões e subsolos
   - Instalado aparelho de televisão
   - Local limpo, arejado, ventilado, aberturas para o exterior (teladas)
 

*Cozinha
obs.: As construtoras servem o alimento no canteiro por meio de self - service, ou disponibilizam cestas básicas aos funcionários e eles levam suas marmitas, ou levam seus funcionários gratuitamente para restaurantes (onde ficam dispensados à instalação de refeitórios) 
   - Pia para lavar os alimentos e utensílios
   - Equipamentos de refrigeração, para preservação dos alimentos.
   - Limpa, arejada
   - Disponibilizar fogão, microondas 

* Lazer
   - Área destinada à recreação 


É muito complicado ter um canteiro perfeito, o tempo, custo, espaço e outros tantos fatores podem atrapalhar para se chegar a perfeição. Porém , nunca se deve esquecer que uma boa gestão do canteiro de obra, gera um bom andamento da construção. Então deve-se adequar ao ambiente e as situações para que cada área de vivência e operacional esteja proporcional para que o colaborador possa trabalhar em boas condições. Quando o funcionário está satisfeito com o ambiente de trabalho, o clima na obra é de harmonia e as coisas ficam mais fáceis. Sempre levando em consideração os equipamentos de segurança, profissionais habilitados, equipe de segurança, um bom tratamento com o funcionário, áreas disponíveis para o trabalho e descanso.    
Tentei trazer um pouco de cada setor, mas é importante uma leitura maior na norma 1367 (Área de vivência em canteiros de obras) que trata detalhadamente as áreas de vivência para melhores condições de trabalho. A NR18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), também colabora para o entendimento deste assunto. 

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